Semana de Conexão Empresarial Latinas Exportam - 6 a 10 de março
As empresas lideradas por mulheres enfrentam mais obstáculos para participar do comércio. Há um retrocesso de mais de uma década nos avanços alcançados na equidade de gênero.
Contexto
A pandemia da COVID 19 e a guerra continuam afetando de maneira desproporcionada os grupos mais vulneráveis da região. No caso das mulheres, o impacto implicou um retrocesso de mais de uma década nos avanços alcançados em matéria de equidade de gênero.
– Apenas 27% das mulheres ocupa cargos de gerência.
– Na América Latina essa porcentagem é de 2%
– A participação no trabalho é de cerca de 52% em comparação a 80% dos homens.
As empresas lideradas por mulheres enfrentam mais obstáculos para participar do comércio.
– Apenas 49% das mulheres tem uma conta bancária, 11% consegue poupar e 10% dispõe de crédito
– 1 em cada 5 empresas lideradas por mulheres exporta para os mercados internacionais
Os esforços da Secretaria também se voltaram a este setor tão importante para a sociedade internacional e, no âmbito do seu acordo com ONU Mulheres, foram planejadas atividades orientadas ao fortalecimento de capacidades das mulheres no comércio, mediante a divulgação de ferramentas para a internacionalização dos empreendimentos liderados por mulheres, a assessoria e a assistência a empresárias Pmes por meio dos serviços da Plataforma “Pmes Latinas Ótimos Negócios».
¿O que propomos?
A ALADI assume novamente que uma maior participação das mulheres no comércio é essencial para possibilitar sua inserção nos mercados nacionais e regionais.
Neste âmbito, Latinas Exportam constitui a marca de uma iniciativa que se traduz em diferentes eventos de promoção e capacitação, e que além de promover a participação da mulher empresária latino-americana consolidou-se como uma plataforma na que as empresárias se preparam, capacitam, divulgam seus produtos, expõem suas demandas, estabelecem contatos, criam redes empresariais e com o tempo concretizam negócios de exportação.


